12 de setembro de 2011

Pin-ups

Bom (como tenho tido bastante tempo livre esta semana) tenho andado entretida pelo mundo cibernético pesquisando sobre temas que me interessam ou fascinam.

Dizem que as modas são cíclicas e eu colaboro com essa afirmação...cada vez mais vimos actrizes, cantoras, artistas ou simples "mortais" a surgirem em público com estilos inspirados noutras épocas, em que o glamour e sensualidade eram uma constante.
Penso que as pin-ups representam bem esses dois conceitos.

Pin-ups


O termo "pin-up" surgiu em 1890, no entanto, foi por volta dos anos 40 que alcançaram o maior sucesso, os posters e fotos com as sensuais mulheres cobriam os dormitórios e armários dos soldados Americanos, foi na época da Segunda Guerra Mundial que as "pin-ups" se tornam uma arte popular, mexiam com o imaginário masculino e serviam como incentivo para levantar a moral (e não só..) às tropas.
 
"As pin-ups mais célebres naqueles anos são a loira Betty Grable e a ruiva Rita Hayworth. A primeira causa sérios estragos nos corações dos GI’s com uma foto na qual ela nem sequer mostra seus seios: de costas, trajando um maiô de uma só peça, ela desafia com insolência a objectiva, com um sorriso travesso."


Nesta altura, mulheres levavam os homens à "loucura" através do desconhecido, do que ficava por revelar.
Hoje em dia, passamos os dias a ser bombardeados por imagens de mulheres lindas que surgem em revistas ou na televisão completamente nuas, o factor mistério é algo que não existe mais..na minha opinião esta constante exposição faz com que o encanto do desconhecido deixe de ter lugar no imaginário masculino, tornando por isso banal a imagem da mulher.


Actualmente, a pessoa que mais personifica as pin-up dos anos 40 e 50 é a actriz, modelo e popular artista burlesca - Dita Von Teese.
Esta trouxe, novamente, às luzes da ribalta os espectáculos burlescos, com todo o seu fetichismo, do qual é adepta assumida.
A diva americana, ícone sensual, apresenta espectáculos de strip-tease inigualáveis pelo mundo todo. Ela tem o dom de surpreender a cada performance.



Será que algum dia, voltarão os tempos de glamour vividos nos famosos anos 40 e 50??

Sem comentários:

Enviar um comentário