12 de setembro de 2011

Cartazes na rua procuram alterar imagem das prostitutas na Irlanda


"Um grupo de prostitutas irlandesas quer contribuir para alterar a imagem negativa que distorce a imagem da profissão.

Os criadores da campanha produziram posters que mostram modelos a sorrir acompanhadas da frase: «Escolhi o emprego que se adapta às minhas necessidades».

A campanha intitulada «Apague a Luz Azul» é uma reação a uma outra, intitulada «Apague a Luz Vermelha» que pedia a criminalização para acabar com o tráfico de mulheres no país.
Os cartazes estão a ser oferecidos ao público em geral. A ideia é que simpatizantes da campanha distribuam os cartazes pelo país para informar a população. Todos os cartazes têm frases a descrever as atividades quotidianas das prostitutas. Num cartaz é possível ler o seguinte texto: «Eu preciso de deixar o meu filho no treino de futebol, ir buscar a minha filha a uma aula de dança irlandesa, pagar a minha renda de casa e as minhas contas, eu sou uma profissional do sexo».

A prostituição é uma atividade legal na Grã-Bretanha e República da Irlanda, desde que praticada por pessoas maiores de 18 anos. De qualquer forma, algumas atividades associadas à prostituição são proibidas, como oferecer serviços sexuais nas ruas e gerir clubes de prostituição. Segundo os organizadores da campanha as leis não são suficientes e devem ser alteradas. "

[artigo retirado daqui]

Pessoalmente, não tenho nada contra quem escolhe ser um(a) profissional do sexo..vivemos numa sociedade em que as mulheres e os homens usam os corpos uns dos outros em busca de prazer..daí a existir um pagamento para tal é algo que não me choca!
Percebo e entendo a conotação negativa que a profissão tem associada e penso que esta se deve às sociedades ditas conservadoras e moralistas que existiram durante séculos..penso que este preconceito é maior entre as mulheres. A ideia de que o marido deixava o seu lar para ir procurar prazer nos braços de outras mulheres, levou a que muitas "donas de casa" se ressentissem em relação a uma profissão que nada mais é que uma troca de serviços.
Penso que as prostitutas (em especial) foram culpadas durante séculos pelas frustrações das mulheres que não sabiam lidar com a sua sexualidade e que por isso não conseguiam ultrapassar os tabus e as regras moralistas impostas pela época.

Actualmente em pleno século XXI penso que o preconceito contra esta profissão não é justificável..cada qual é livre de fazer o que bem entende com o próprio corpo.

Não entendo quem procura estas senhoras(ou senhores) e porquê?... Porque de certa forma hoje em dia é muito fácil encontrar quem esteja disponível para passar umas boas horas connosco sem que para tal tenhamos que pagar.
(In)felizmente o sexo tornou-se algo tão banal que basta ir a locais de convívio nocturno (uma discoteca, um bar, etc) para ver situações em que as pessoas estão dispostas a "trocar" carinhos gratuitamente.

De certo modo, entristece-me que um acto de paixão seja banalizado desta forma por gerações mais novas..mas a liberdade sexual é um direito como qualquer outro..penso que a a prostituição deveria ser legalizada.

Seria uma boa forma de combatermos a crise ou não??

1 comentário:

  1. Eu não só respeito essas mulheres como as admiro, mães de família a terem de tomar essa vida para conseguirem pôr comida em cima da mesa todos os dias, é um grande acto de coragem, não é qualquer pessoa que o faz..

    ResponderEliminar