27 de dezembro de 2010

Tropa de Elite



A primeira vez que vi este filme fiquei escandalizada e fartei-me de chorar, chocou-me a brutalidade com que o BOPE actua, este filme foi baseado num livro escrito por um antigo membro destas tropas especiais e que em conjunto com Luiz Eduardo Soares "realizaram" o filme na esperança de demonstrar a brutalidade utilizada, objectivo esse que não foi alcançado bem pelo contrário este filme foi visto a nível mundial e estes homens passaram a ser visto como heróis no combate ao crime. Eu pessoalmente não acredito que para acabar com o poder dos traficantes nas favelas e a corrupção que existe no Brasil o caminho seja entrar a matar e a torturar tudo o que mexe...não acredito que a violência deva ser combatida com mais violência.
Depois de rever este filme vi também um documentário que a SIC fez sobre estas Forças Especiais e a opinião que a população brasileira tem sobre os mesmos, incrível que as pessoas achem que as perdas humanas nesta luta entre o BOPE e os traficantes são um mal necessário, as pessoas vivem à tanto tempo oprimidas e inseguras nas suas próprias vidas que acham justificável a morte de pessoas inocentes que são apanhadas no fogo cruzado entre policiais e criminosos.
Eu não consigo ver as coisas assim...se calhar sou eu que estou errada e continuo a querer acreditar que o mundo pode ser um lugar melhor, que depende de todos nós essa mudança de mentalidades..mas eu não consigo achar normal e justificável as mortes que ocorrem e a brutalidade usada pela policia e neste caso em particular pelas tropas especiais - BOPE.

1 comentário:

  1. Estou a ver que o filme mexeu ctg... já dizes policiais e tudo! Erros todos cometem, e provavelmente o BOPE ou os GOE ou qq outro grupo de combate especial provocam danos colaterais, extremamente lamentáveis, mas não são por isso necessários! Lembra-te do assalto ao BES aqui à uns anos por Brasileiros, só policia de mt qualidade e pericia podia matar um ladrão que tinha a arma dele apontada à cabeça da vitima e a vitima escapar ilesa... Pensa que um dia podias ser tu, não queres estar segura?

    ResponderEliminar